A falta de ferro no organismo é conhecida como anemia ferropriva, existem vários tipos de anemia, por exemplo, causadas pela falta de B12 e B9, porém a mais comum é por deficiência de ferro, mas antes de qualquer suplementação deve-se saber qual a origem da doença e o que está causando-a, pois o excesso de minerais ou vitaminas no corpo pode até ser pior que a sua falta.
Na fase infantil a anemia ferropriva é mais preocupante, que na fase adulta, sendo uma doença que recebe atenção especial pelos governos, pois o ferro está relacionado ao crescimento adequado, desenvolvimento cognitivo, bom funcionamento do sistema imunológico, entre outros fatores, sendo assim a falta de ferro nas crianças pode comprometer gravemente seu desenvolvimento, devendo ser muito bem dosada. Porém na fase adulta a anemia também não pode ser negligenciada, pois o ferro é um mineral essencial ao organismo, e sua falta está relacionada a sintomas como a fraqueza, fadiga, falta de disposição e baixa capacidade de produção, sistema imunológico deficiente, baixa resistência a infecções, entre outros.
Uma boa via para a reposição de ferro é a oral, pois o trato gastrointestinal tolera bem, tem boa assimilação pelo organismo, o risco de toxidade quando as doses são respeitadas é mínimo, e o número de ingestão controlado.
USO:
Combate a anemia ferropriva.
É essencial em todos os estágios de vida, mas principalmente no infantil, pois auxilia no desenvolvimento adequado de todo o corpo.
Na fase adulta também é muito importante, pois seu trabalho está relacionado ao sangue e oxigenação.
A via oral para a administração de ferro é considerada uma das melhores, pois os riscos de causar efeitos adversos são pequenos.