Alguns benefícios relacionados a administração correta de BCAA e exercício físico regular são: redução da degradação de massa muscular aumento da síntese de proteína muscular, melhor recuperação após o exercício, aumento da resistência muscular e diminuição da fadiga.
A fadiga muscular durante e após o exercício físico, geralmente esta vinculada a hipoglicemia e aumento da serotonina, um hormônio produzido na atividade física, que está relacionado a sensação de sonolência, o precursor desse hormônio é o triptofano, pois o BCAA compete com os receptores do triptofano, sendo assim ajuda a diminuir suas quantidades circulantes, e dessa forma diminui também a serotonina.
Os aminoácidos de cadeia ramificada são os primeiros a serem utilizados na obtenção de energia. Estudos demonstram que essa estratégia nutricional pode ser efetiva na promoção do anabolismo protéico muscular e diminuição da lesão muscular pós-exercício. O seu fornecimento suficiente permite armazenar fontes adicionais de energia, mantendo o condicionamento por um longo tempo. Além disso, a ingestão desse suplemento imediatamente após a atividade esportiva, ou antes do repouso, auxilia na recuperação dos músculos danificados e previne sintomas como dores causadas pelas lesões.
USO:
Reduz a degradação de massa muscular
Auxilia o aumento da síntese de proteína muscular
Melhor recuperação pós-treino
Maior resistência muscular
Diminui Fadiga
Diminui lesões provocadas pelo treino
Economiza os estoques de glicogênio