Entre os praticantes de atividade física é um dos suplementos mais consumidos, considerado padrão ouro, por ser rico em aminoácidos essenciais que são bem assimilados pelos músculos, porém não é direcionado somente a esse público, qualquer indivíduo que queira uma alimentação saudável pode consumi-lo para completar as necessidades diárias de proteínas.
Contém naturalmente ingredientes bioativos, como as lactoferrinas e imunoglobulinas, que ajudam o sistema imunológico, antioxidantes, que auxiliam no combate aos radicais livres produzidos durante a atividade física, aminoácidos de cadeia ramificada ( BCAA ) que promovem o ganho de massa muscular e combatem fortemente o catabolismo e ainda é enriquecido com vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
O horário mais indicado para o consumo do Whey protein Isolado é imediatamente após o treino, por se tratar de uma proteína rapidamente absorvida, e diversas pesquisas relatam que quando seu consumo é associado a algum alimento ou suplemento fonte de carboidratos ( ex: maltodextrina ) a absorção é melhorada.
Existem três tipos de whey, o Concentrado, Isolado e Hidrolisado, a diferença entre eles é a filtração e o grau de absorção da proteína. O concentrado passa por uma leve filtração chamada de microfiltração, resultando em proteínas com baixo peso molecular, além de poucas quantidades de gorduras e carboidratos, porém grandes quantidades de lactose, seu grau de absorção gira em torno de 70 a 80%.
O Isolado já passa por um processo de filtração mais intenso e com troca iônica, resultando em 95% de proteínas, ou seja, valores mínimos ou inexistentes de lipídeos, carboidratos e lactose, e com absorção ser superior ao whey concentrado, porém o preço é mais elevado devido a essas características.
Já o Hidrolisado faz uma microfiltração pesada e a quebra das cadeias proteicas, resultando em pequenos fragmentos de peptídeos o que leva ao máximo a absorção do suplemento, porém esse é um processo muito caro e por isso esse produto tem preços elevados.
Somente um profissional da saúde especializado no assunto pode indicar o tipo de Whey que melhor se encaixa em seu perfil, portando antes de fazer uso desse produto consulte um médico e/ou nutricionista.
Uso:
• Suplemento a base de proteína.
• Indicado principalmente para atletas que querem aumentar a massa muscular.
• Ajuda na recuperação no pós-treino.
• O Whey é muitas vezes indicado pela alta qualidade das proteínas, e também pela isenção de gorduras ruins e colesterol.
• A necessidade proteica de praticantes de atividade física é maior que a de sedentários.
• Para melhores resultados com o uso do Whey, seu consumo deve ser acompanho por um profissional da saúde capacitado.