Algumas atitudes podem melhorar ou prejudicar a microbiota intestinal, entre os que fazem mal, estão os antibióticos e a alimentação não saudável, pobre em fibras, verduras, legumes e frutas, e os que auxiliam e reforçam estão os probióticos e prebióticos. Os probióticos são os alimentos que contém as bactérias que participam da flora intestinal, como por exemplo, os leites fermentados acrescidos de “Lactobacillus”, já os prebióticos fornecem os “alimentos” que nutrem essas bactérias, por exemplo, as verduras e as fibras.
Os Frutooligossacarídos (FOS) são derivados de frutas e verduras, são fibras solúveis classificadas como prebióticos, e atualmente tem sido foco de muitas pesquisas, pois além de nutrir as bactérias favorece a sua proliferação, sendo seletivos para as bifidobactérias. Essa propriedade dos frutooligossacarídeos faz com que diversos benefícios à saúde sejam atribuídos a ele, como a redução do colesterol sérico até a prevenção do aparecimento de cânceres.
Outros benefícios associados são, aumento de compostos imuno estimulantes, combate a bactérias nocivas, redução da fabricação de toxinas e compostos carcinogênicos, reparação da flora intestinal durante tratamento com antibióticos ainda melhora de problemas digestivos, intolerâncias alimentares e alergias, redução do tempo de trânsito gastrointestinal e melhora da tolerância a glicose.
USO:
São prebióticos, que podem ser usados para repor a flora intestinal.
Coposto por fibras Solúveis
Nutri a flora intestinal e favorece a proliferação das bifidobactérias.
Favorece a redução do colesterol total, e melhora a tolerância a glicose.
Previne o aparecimento de cânceres, principalmente de cólon.
Regula o trânsito intestinal.