O ômega 9, é uma gordura monoinsaturada, o abacate é reconhecido como uma das maiores fontes naturais junto do óleo de oliva e de canola que também contêm quantidades elevadas. Dietas ricas em gorduras monoinsaturadas são associadas com a diminuição das concentrações de triglicerídeos, colesterol total e LDL (colesterol ruim) no sangue, sendo uma gordura conhecida como protetora da saúde cardiovascular, mais efetiva em reduzir essas gorduras ruins que uma dieta hipolipídica (pobre em gorduras).
O abacate ainda possui os esteróis, alcoóis, tocoferóis e carotenoides, substâncias que auxiliam a manutenção da saúde, agindo como antioxidantes, e ajudantes em problemas de dislipidemias. O principal esterol presente no abacate é o beta-sitosterol, uma molécula que têm a estrutura semelhante à do colesterol, portanto, no sangue, compete com sua absorção fazendo com que esta diminua, esse efeito além de auxiliar na redução do colesterol plasmático também oferece ajuda em dietas de perda de peso. Alguns estudos relatam que o consumo de beta-sitosterol inibe a liberação de cortisol, um hormônio relacionado com o metabolismo dos açúcares e do acúmulo de gordura.
O abacate desde que consumido com moderação auxilia dietas de perda de peso, devido a sua relação com as gorduras, reduzindo a concentração de gorduras maléficas no sangue, inclusive a sua oxidação.
USO:
Pode ser usado como suplemento de ômega 9, por possuir quantidades elevadas dessa gordura boa.
O abacate é rico em ácido oleico (ômega 9) e beta-sitosterol.
O ômega 9 é uma gordura monoinsaturada, dietas ricas nesse tipo de gordura são conhecidas por sua ação na proteção cardiovascular.
As gorduras monoinsaturadas são associadas com a diminuição das concentrações de triglicerídeos, colesterol total e LDL (colesterol ruim).
O abacate desde que consumido com moderação auxilia dietas de perda de peso, devido a sua relação com as gorduras, reduzindo a concentração de gorduras maléficas no sangue, inclusive a sua oxidação.