Os óleos de origem vegetal não possuem colesterol, portanto o óleo de amendoim é livre desse composto. Devido as altas quantidades de ômegas presentes no óleo de amendoim, lhe é atribuído efeito de proteção cardiovascular, pois a oxidação dos ácidos graxos é diminuída e dessa forma ele também auxilia no controle do colesterol total, com redução do LDL “colesterol ruim” e aumento do HDL “colesterol bom”.
Outro benefício do consumo de óleo de amendoim é que essas sementes oleaginosas possuem compostos esteróis, sendo o principal o β-sitoesterol, essas moléculas tem estrutura semelhante ao colesterol, portanto no organismo o esterol vai ser absorvido ao invés do colesterol, auxiliando assim a diminuição da concentração de colesterol no sangue.
O amendoim ainda é rico em vitamina E, uma vitamina antioxidante, que auxilia no combate aos radicais livres. O óleo de amendoim pode ser usado por indivíduos que estão fazendo dieta de redução de peso, pois por ser rico em gorduras boas e proteínas faz parte de uma alimentação saudável.
USO:
O óleo de amendoim é rico em gorduras boas e proteínas.
As gorduras presentes no amendoim são os ômegas 9 e 6, gorduras boas, que o corpo não produz, mas que são necessárias para o bom funcionamento do organismo, portanto devem ser ingeridas pela alimentação.
Devido as altas quantidades de ômegas presentes no óleo de amendoim, lhe é atribuído efeito de proteção cardiovascular.
Auxilia no controle do colesterol total, com redução do LDL “colesterol ruim” e aumento do HDL “colesterol bom”.
O óleo de amendoim possui compostos esteróis, sendo o principal o β-sitoesterol.