As fibras como a pectina incorporam a água no estômago formando uma espécie de gel que aumenta de tamanho e proporciona sensação de saciedade, além de lentificar a absorção de nutrientes, também auxilia na formação do bolo fecal promovendo assim um melhor trânsito intestinal.
A amora em pó possui naturalmente o sabor adocicado podendo ser adicionada em variadas preparações, como sucos, vitaminas, doces, pães, bolos, iogurtes, entre outros, ajudando a diminuir a vontade de comer doces.
Contém grandes quantidades de compostos antioxidantes chamados antocianinas e ácido elágico que são responsáveis pela coloração arroxeada das frutas, ajudam a proteger o corpo dos radicais livres, envelhecimento precoce celular e aparecimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, principalmente relacionadas ao sistema cardiovascular.
A amora é rica em vitaminas do complexo B e vitamina A, além de minerais como o cálcio potássio, magnésio, selênio e fósforo que são nutrientes necessário para a manutenção da saúde. A amora em pó não possui contra indicações, somente diabéticos devem tomar cuidado com as quantidades ingeridas devido ao açúcar presente naturalmente na fruta.
Se o objetivo for auxiliar a dieta, o melhor horário para consumir o produto é 30 minutos antes das refeições, e durante o dia ingerir bastante água, para formar o gel que oferece saciedade.
USO:
• Fonte de fibras.
• Principalmente a pectina uma fração das fibras solúveis.
• A pectina incorpora a água e forma uma espécie de gel no estomago que proporciona sensação de saciedade.
• Promove o desempenho do trânsito intestinal.
• Contém diversos compostos antioxidantes.
• Rica em vitaminas e minerais.
Referências científicas do texto:
ANTUNES, Luis Eduardo Corrêa. Amora-preta ( Rubus spp ). Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal , v. 28, n. 3, Dec. 2006.
FERREIRA, Daniela Souza; ROSSO, Veridiana Vera de; MERCADANTE, Adriana Zerlotti. Compostos bioativos presentes em amora-preta ( Rubus spp. ). Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal , v. 32, n. 3, Sept. 2010.
ARAÚJO, Paula Ferreira de. Atividade antioxidante de néctar de amora-preta ( rubus spp. ) E sua influência sobre os lipídios séricos, glicose sanguínea e peroxidação lipídica em hamsters ( mesocricetus auratus ) hipercolesterolêmicos. 2009. 122 f. Dissertação ( Mestrado ) - Curso de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Universidade Federal de Pelotas., Pelotas, 2009.
JACQUES, Andressa Carolina; ZAMBIAZI, Rui Carlos. Fitoquímicos em amora-preta ( Rubus spp ). Semina: Ciências Agrária, Londrina, v. 32, n. 1, p.245-260, mar. 2011.
SILVA, Marília Lordêlo Cardoso et al. Compostos fenólicos, carotenóides e atividade antioxidante em produtos vegetais. Semina: Ciências Agrária, Londrina, v. 31, n. 3, p.669-682, set. 2010.
Autorização de funcionamento pelo Ministério da Saúde: 6.2234-1
Produto autorizado para comercialização em todo o território nacional através do anexo I da RDC 27/2010, em conformidade com a RDC 23/2000 da ANVISA.
Ingredientes: Farinha de Amora.
Prazo de validade: 1 ano.
Modo de ingestão: Sugere-se a ingestão de 1 colher de sopa ( 10 g ) ao dia. Misturar com água, sucos ou outros alimentos de sua preferência.
Condições de armazenamento: Conserve o produto bem fechado, em temperatura agradável, longe do calor e umidade.